Quem somos

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas - TSCPE é liderado pelo Prof. Roberto Tadeu Iaochite, do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Rio Claro.

Os primeiros passos para a criação do TSCPE foram dados em 2012, quando o Professor Iaochite iniciou as orientações nos programas de Pós-Graduação em Educação e Ciências da Motricidade Humana na UNESP, câmpus de Rio Claro. Em 2016, o TSCPE foi oficialmente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Atualmente, o TSCPE é composto por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Como resultado dessa composição e do real envolvimento de seus integrantes, o grupo desenvolve pesquisas no campo da formação de professores e práticas educativas em diferentes etapas do desenvolvimento profissional. Além disso, investiga a promoção de saúde na escola e o ensino de hábitos saudáveis com crianças e adolescentes. Dentre os mecanismos investigados, considerando o referencial teórico, estão a autoeficácia e suas fontes, a autorregulação da aprendizagem e o desengajamento moral.

Os resultados das pesquisas que o grupo produz são repercutidos no contexto acadêmico, por meio dos trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além da publicação de relatos de pesquisa em periódicos das áreas da educação e educação física, além de livros e capítulos de livros.

A parceria com as redes municipal e estadual de ensino favorecem ao desenvolvimento não apenas de pesquisas em colaboração, como de projetos e cursos de formação continuada em serviço. O trabalho colaborativo dentro do próprio grupo e com grupos de instituições externas - nacionais e internacionais tem possibilitado o aprimoramento das pesquisas, tanto quanto potencializa o diálogo com a realidade prática.

O INÍCIO DE TUDO

Defesa de Mestrado de Claudeir Germano

28 de maio de 2021

Defesa de Mestrado de Claudeir Germano

Título: A Autoeficácia de Gestores Escolares para a promoção de uma escola saudável e os seus processos facilitadores e dificultadores. Devido à pandemia, a defesa foi online. Aguardamos o fim da pandemia para festejar as defesas e os encontros presencialmente!

Defesa de Doutorado de Mayara da Mota Matos

7 de maio de 2021

Defesa de Doutorado de Mayara da Mota Matos

Título: Crenças de autoeficácia de professores universitários, qualidade de vida e síndrome de burnout. A defesa ocorreu por videoconferencia, devido à pandemia causada pelo Coronavírus. Da banca, participaram o orientador Dr. Roberto T. Iaochite, Dra. Soely Polydoro, Dra. Ana Paula Noronha, Dr. José Aloyseo Bzuneck e Dra. Alessandra de Andrade Lopes.

Defesa de Mestrado de Christian Viana Oliveira

17 de julho de 2020

Título: Construção de uma proposta curricular para a Educação Física no contexto da educação infantil: um estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Detalhe, que foi a defesa ocorreu por videoconferência, devido à pandemia do Coronavírus.

Defesa de Mestrado de Ana Estela Nunes

11 de dezembro de 2019

Defesa de Mestrado de Ana Estela Nunes

Título: Relações entre autoeficácia de professores para promover escola saudável, letramento em saúde e variáveis do ambiente escolar

Doutorado Sanduíche: Mayara da Mota Matos

19 de novembro de 2019

Doutorado Sanduíche: Mayara da Mota Matos

Mayara realizou seu doutorado sanduíche sob a supervisão do prof. Dr. John G. Sharp, no Lincoln Higher Education Research Institute da University of Lincoln, UK.

Defesa de doutorado Roraima A. Costa Filho

19 de dezembro de 2018

Defesa de doutorado Roraima A. Costa Filho

Primeira defesa de doutorado de um dos membros do grupo. Título: Desenvolvimento da auteoficácia docente na iniciação à docência em educação física. Membros da banca: Profa. Dra. Ana Aragão, Profa. Dra. Soely Polydoro, Prof. Dr. Roberto Iaochite (orientador), Profa. Dra. Kátia Xavier e Prof. Dr. Samuel de Souza Neto

Defesa de Mestrado Caroline Wenzel Florindo

26 de outubro de 2018

Defesa de Mestrado Caroline Wenzel Florindo

Título: As relações entre o empoderamento e as crenças de autoeficácia docente

Lançamento do site do grupo TSCPE

13 de junho de 2018

Lançamento do site do grupo TSCPE

Lançamento do site: www.tscpe.com.br

EARLI 2017 International Conference

29 de agosto de 2017

EARLI 2017 International Conference

Primeira participação do grupo em uma mesa de um simpósio internacional, com a participação dos professores internacionais Ellen Usher, Robert Klassen e David Morris.

Defesa de Mestrado: Gisele Carvalho Rodrigues

23 de agosto de 2017

Título: Crenças de autoeficácia docente para o ensino de artes em contexto de aprendizagem colaborativa.

Lançamento de livro: Coleção TSC em Debate

28 de junho de 2017

Lançamento de livro: Coleção TSC em Debate

Lançamento da primeira coleção sobre Teoria Social Cognitiva organizado pelo grupo TSCPE em parceria com TSC – Centro de Estudos e Pesquisas.

Evento: II Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate

27 de junho de 2017

Evento: II Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate

Segundo evento sobre teoria social cognitiva, este que foi organizado pelo grupo TSC e realizado na cidade de Rio Claro, SP. Contou com a presença de professores palestrantes nacionais e internacionais, bem como participantes de todas as regiões do Brasil.

Defesa de Mestrado: Keila Michelly Canhina Sachimbombo

30 de janeiro de 2017

Defesa de Mestrado: Keila Michelly Canhina Sachimbombo

Título: Crenças de autoeficácia e de atuação profissional no segmento fitness.

Visita da Profa. Dra. Roberta Gurgel Azzi

16 de novembro de 2016

Visita da Profa. Dra. Roberta Gurgel Azzi Visita de pesquisa da Profa. Roberta Azzi que colaborou no desenvolvimento de projetos de pesquisa, bem como discussão sobre a teoria com o grupo de pesquisa.

Criação oficial do Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas – TSCPE

29 de setembro de 2016

Data em que o grupo oficialmente foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Doutorado Sanduíche: Roraima Alves da Costa Filho

16 de agosto de 2016

Doutorado Sanduíche: Roraima Alves da Costa Filho

Primeiro estudante de pós-graduação do grupo a realizar doutorado sanduíche, na University of Kentucky, sob a orientação da Profa. Dra. Ellen Usher.

Visita do Prof. David B. Morris, da St. Mary’s College of Maryland

24 de novembro de 2015

Visita do Prof. David B. Morris, da St. Mary’s College of Maryland

Visita do Prof. David B. Morris, da St. Mary’s College of Maryland Visita de pesquisa do Prof. David Morris, em que ofereceu palestras para professores da rede pública, alunos de graduação e pós-graduação, bem como visitas a escolas da rede pública de Rio Claro, SP.

Defesa de Mestrado: Mayara da Mota Matos

25 de agosto de 2015

Defesa de Mestrado: Mayara da Mota Matos

Título: Estágio de docência, autoeficácia docente e escolha pelo ensino superior em engenharia.

Evento: I Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate

29 de junho de 2015

Evento: I Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate

Evento realizado na Universidade de Campinas, o primeiro exclusivamente sobre o referencial da teoria social cognitiva no Brasil. Contou com os professores internacionais e nacionais, além de participantes de várias regiões do Brasil.

Defesa de Mestrado: Roraima Alves da Costa Filho

16 de maio de 2014

Defesa de Mestrado: Roraima Alves da Costa Filho

Título: Professores iniciantes de educação física: discussões a partir das fontes de autoeficácia docente Primeira defesa de um estudante de pós-graduação do grupo sob a orientação do Prof. Dr. Roberto Iaochite.

Defesa de Doutorado: Prof. Dr. Roberto Tadeu Iaochite

22 de novembro de 2007

Título: Autoeficácia de docentes de Educação Física Primeira tese defendida no Brasil sobre o referencial da autoeficácia no contexto da Educação Física. Atualmente é o líder do grupo TSCPE.