A falta de atividade física é preocupante e tem gerado discussões em todo o mundo. A aderência ao exercício físico é um fenômeno dinâmico e influenciado por diferentes dimensões, dentre elas, a participação nas aulas de Educação Física escolar. As diversas práticas de ginástica são conteúdos favorecedores à aderência aos exercícios. Contudo, estudos apontam que os professores de Educação Física não se julgam capazes de ensinar tais conteúdos, além de não contarem com a infraestrutura adequada. Ensinar requer mais que o conhecimento e envolve crenças pessoais, dentre elas, a de autoeficácia, definida como a crença do professor em sua capacidade para ensinar, visando o engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo os mais difíceis. Este estudo investigou se a participação de 9 professores do Ensino Básico em um projeto de extensão favoreceu o desenvolvimento da autoeficácia dos participantes para ensinar ginástica em suas aulas de Educação Física na escola. Os resultados revelaram que o projeto (...)
Como citar este documento
IAOCHITE, Roberto Tadeu; COSTA FILHO, Roraima Alves. Autoeficácia docente para o ensino de ginástica na escola: resultados de um projeto de extensão. Revista Triângulo, Uberaba, v. 7, n. 1, p. 77-95, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.499>.
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